Vale a pena denunciar um agiota? Quais os riscos?

Em: Empréstimos

Em épocas de desespero, muitas pessoas acabam recorrendo a agiotas para conseguir dinheiro. Porém, por qualquer motivo que seja, é capaz que elas sejam perseguidas por eles e até ameaçadas ou agredidas.

Essas situações nem precisam acontecer. Você pode apenas conhecer um agiota e querer denunciá-lo. Mas antes de fazer isso, é preciso levar em consideração algumas coisas para que, no final das contas, você não acabe lesado.

denunciar-agiota

Perigo

Agiotas costumam ser pessoas perigosas, que ameaçam, agridem e muitas vezes até matam apenas para ter o seu dinheiro de volta. A fama de perigo desse tipo de pessoa é conhecida, uma vez que são retratados assim em filmes e séries de tv, além de livros e novelas.

Além disso, agiotas mais conhecidos e mais poderosos podem ter pessoas trabalhando para eles, realizando todos os serviços que você possa imaginar – por pior que ele seja. Então, antes de denunciar um agiota, tenha a consciência de que você poderá estar em risco. Uma forma de contornar isso é fazer uma denúncia anônima.

Impunidade

Quando for denunciar um agiota, lembre-se de ter consigo provas da atividade ilegal do mesmo. Caso contrário, há grandes chances de sua denúncia simplesmente não dar em nada. Sem provas, é quase impossível para as autoridades prenderem e punirem alguém. É preciso pensar muito bem no que pode incriminar a pessoa, guardando provas legítimas e que sejam efetivas. Uma boa ideia é perguntar para um advogado quais as provas necessárias para provar que alguém pratica atos ilegais.

Caso o pior aconteça, voltamos ao item anterior. Agiotas não são pessoas amigáveis, então com toda a certeza perseguirão aqueles que o denunciaram. Além disso, tenha consciência de que sua família também poderá estar em perigo caso isso aconteça, sempre tenha muito cuidado.

Ameaças

Se você já sofria com ameaças por falta de pagamento, caso denuncie, o assédio poderá aumentar. Nessas horas é preciso ter cuidado redobrado.

Preste atenção nas ligações que recebe e em quem está ao seu lado na rua. Principalmente, proteja a sua família. Caso o assédio seja extremo, denuncie o agiota outra vez e solicite proteção extra.

Afinal de contas, você estará fazendo um bem não só para si mesmo, mas para muitas outras pessoas em situações desesperadas.

Fazer o certo

Apesar de tudo, denunciar um agiota, principalmente se ele te lesou ou extorquiu de alguma forma, é o certo a se fazer.

Para isso, prepare-se e não faça nada de impulso. Se estiver com medo de ser perseguido, faça uma denúncia anônima para a polícia e explique o seu caso com muitos detalhes.

Outra opção é ir à delegacia e fazer a denúncia diretamente lá. Essa opção é muito válida se você tiver como provar as atividades ilegais ou mesmo ameaças que venha sofrendo. Desse modo, as chances de o agiota ser preso aumentam consideravelmente.

Explique muito bem a sua situação e certifique-se de que estará seguro. Siga todas as indicações e instruções que forem dadas a você na delegacia e tome bastante cuidado até que o caso se resolva.

Apesar de ser uma situação delicada, denunciar alguém que trabalha dessa maneira vale muito a pena. Além de salvar a si mesmo, você impedirá que outras pessoas passem pelas mesmas situações.

Não se envolva com agiota

Essa aqui é uma dica adicional. Por mais enrolado que você esteja, tente ao máximo não se envolver com esse tipo de pessoa, principalmente se você suspeitar que não conseguirá pagar em dia.

Com tudo o que já explicamos, você já deve ter percebido que é uma má escolha. Você com certeza evitará um grande problema na sua vida.

10 Comentários

  1. Cicera says:

    Boa tarde preciso de 50mil alguém conhece alguma pessoa de segurança que não seja golpe de pedir dinheiro antecipando

  2. Morena says:

    É golpe esse João é roubada!!!
    Chama no whats que eu mando o print da conversa 11981055093.
    Ele pede 46 reais pra arcar com o moto boy e contrato, mete o loko de todo rígido e depois manda vc se foder e te bloqueia.
    Abaixo segue o texto que ele te manda após as 20h:

    Olha. Nem foi eu q fiz isso com vc ta ligado mas faco isso com outros tbm pq nosso tranpo aqui dentro e esse peguei o telefone agora e vi suas mensagens e resolvi te dar uma satisfacao nao por obrigacao mas sim p vc ja ver seu corre logo ta ligado o negocio e o seguinte p resumir bem o molho vc caiu em golpe de cadeia certo o site aonde vc pegou o fone nosso e nosso nos criamos fazemoa esse golpe agora pq aquele de falso sequestro nao colava mais e migramo p esse seu dinheiro ja era tchau .vc pode ir fazer b.o pode dizer q tem parente ladrao q tem parente policia q vc e o tal nao to nem ai pide espenear ja era pode ir atras do dono da conta pode mandar rastrear numero faz o q vc quiser primeiro o dono da conta ou ja morreu ou e um piaui q ta no meio do sertao e nem sabe q o nome esta sebdo usado os cara ai fora pega nome de outtos faz documento falso e abre poupanca em correio e casa loterica q e a coisa mais facil q ten hj entao amigo essa conta ai semana q vem ja nem existe mais o numero de telefone tbm e pre pago cadastrado em cpf de qualquer um e e trocado roda semana e tao foda se ja era vc nao sabe quem sou eu sei quem vc e mas vc nao sabe quem sou entao e isso vou quebrar seu galho ainda e apagar seus dados so pq vc nao meteu o loko vou apagar a conversa e entregar o telefone zero mas ai se cuida e para de procurar encrenca em internet.

    Tem que divulgar isso aí… Mas aí João, ainda vou te encontrar no inferno e lá vc vai pagar por cada lágrima que vc derramou!

  3. 00 says:

    REALMENTE ESTE JOAO ALVARO TREMEMENDO GOLPITA E PROVO?????CANALHA

  4. joao alvaro says:

    Eu realmente empresto os dois comentarios q li ai sobre mim sao testemunhos de alguem q nao fez negocio diretamente comigo quem realmente fez esta feliz parem de colocar lorotas ai na net vcs devem ser concorrentes querendo me queimar ,e para quem precisa digo o seguinte eu empresto sim o meu numero de celular whatsapp continua o mesmo a anos 11954322074 a minha conta na caixa tbm e a mesma se eu fosse realmente um golpista ja tinham bloqueado conta e telefone ou eu meamo ja havia trocado esses comentarios maldosos ai em cima sao do meio e do comeco do ano se fossem verdade eu ja estaria preso mas ao contrario estou solto com o mesmo telefone e mesma conta entao falo de novo aos que precisam EU EMPRESTO DINHEIRO SIM P NEGATIVADOS E SO CHAMAREM NO WHATSAPP 11954322074
    Obrigado

  5. Ana carolina says:

    Tem um no face Carlos agiota João ele tem até uma tabela pronta com os valores,pede uma taxa vc deposita depois ele te bloqueia.

  6. Brenda says:

    TEM UM TREMENDO GOLPISTA NA PRAÇA E UMA AMIGA CAIU NELE. O CARA SE PASSA POR AGIOTA E FALA QUE EMPRESTA O VALOR QUE QUIZER, PEDE TODOS SEUS DADOS, DOC E ENDEREÇO, E FALA PRA VOCÊ DEPOSITAR 50,00, QUE ELE ALEGA SER DESPESAS DE MOTOBOY E CARTORIO,
    SE PASSA POR JOAO ALVARO E PASSA UMA CONTA NA CAIXA ECONOMICA PRA DEPOSITAR EM NOME DE JOAO ALVARO, ASSIM QUE VC DEPOSITA ELE TE BLOQUEIA NO WATSAPP E AI JA ERA SEU DINHEIRO, NADA DE EMPRESTIMOS, ELE SO QUER QUE VC DEPOSITE OS 50,00 ANTES DE TE DAR O SERVIÇO. RESUMINDO CUIDADO COM ESTE CARA, ELE TA LEVANDO DINHEIRO DE MUITA GENTE CEL DELE E 95432- 2074, QUEM PUDER IR ATRAS PARA INVESTIGAR E PEGAR ESTE CANALHA E BOM , PQ TEM MUITA GENTE CAINDO NESTE GOLPE, CUIDADO PESSOAL.

  7. Eu já paga mas eni que mas

Deixe um comentário