Prós e contras de ser um agiota

Em: Empréstimos

Se tornar um agiota é uma decisão que deve ser tomada com cautela. Se você está pensando em seguir com esse meio alternativo de ganhar a vida, confira a nossa lista com os prós e contras relativos a essa profissão.

dinheiro-agiota-pros-e-contras

Para quem não sabe, um agiota é uma pessoa que empresta dinheiro fora do mercado de crédito legítimo. Ou seja, informalmente, sem autorização do Banco Central ou levar em conta as leis vigentes.

Os clientes costumeiros de agiotas incluem pessoas desesperadas, endividados com nome no SPC e pessoas que não possuem linha de crédito mas precisam urgentemente de dinheiro. Essa urgência é o que garante o alto lucro de muitos agiotas, que a utilizam a seu favor.

Dinheiro

Provavelmente o maior ponto positivo de todos. Se você for um agiota competente, você ganhará muito dinheiro.

Isso acontece porque o agiota costuma emprestar dinheiro cobrando, em troca, juros bem fora do padrão do mercado. Apenas para se ter uma ideia, o total de taxas cobradas ao ano podem chegar a até 400% do valor que foi emprestado. O desespero da pessoa para quem o dinheiro foi emprestado faz com que ela aceite os termos, mesmo com taxas tão altas. Geralmente, procurar o agiota é sua última opção, o que faz com que o negócio seja fechado rapidamente.

Ou seja, lucro alto na certa.

Praticidade

Trabalhar como agiota, principalmente para quem está desempregado mas tem aquela grana guardada, é muito fácil.

Basicamente, qualquer um pode trabalhar com agiotagem, para isso basta ter dinheiro suficiente e disposição para emprestá-lo a outra pessoa. O trabalho pode ser feito de casa e sem esforço, basta dar o dinheiro e esperar o retorno.

Porém, alguns problemas podem surgir, como pessoas que não pagam no tempo estipulado, e o agiota precisa estar preparado para lidar com isso.

Rapidez

O dinheiro, além de ser em valores altos, vem bem rápido.

Você emprestou o dinheiro para o seu cliente e combinou um determinado prazo para ele começar a efetuar o pagamento: pronto. Em torno de um mês depois você já começará a faturar com os juros que são embutidos em cada parcela. Ou seja, além de não precisar sair de casa para trabalhar e ganhar bem, você fatura rápido.

Quanto mais clientes você tiver, maior e mais constante será o seu ganho. Vendo por esse lado, vale muito a pena.

Alto risco

Infelizmente, nem só de pontos positivos vive o agiota. Antes de seguir por este caminho, é preciso analisar o lado negativo que vem junto com a atividade.

Deve se ter em conta que agiotagem é um negócio de alto risco. Afinal de contas, emprestar dinheiro para pessoas desesperadas e que simplesmente não podem recorrer a um banco é arriscado e pode chegar a ser perigoso. Ou seja, você pode emprestar o seu dinheiro e simplesmente não receber o pagamento equivalente ao valor emprestado.

Para contornar isso, trabalhe apenas com pessoas confiáveis. É preciso analisar cada pessoa antes de fechar o negócio.

Ilegal

A maior desvantagem em trabalhar com agiotagem é o fato de a atividade ser ilegal.

Se trata de um meio paralelo de se obter dinheiro, contornando a lei para cobrar juros mais altos sem autorização do Banco Central e sem levar em conta as leis do mercado.

Caso o agiota seja pego, pode levar de 1 a 5 anos de prisão. Por isso, pense muito bem antes de entrar no negócio, porque afinal de contas, nem só você sairá lesado. Uma ida à cadeia também pode prejudicar toda a sua família, além de arruinar possibilidades futuras de carreira.

6 Comentários

  1. andreza says:

    Boa tarde preciso de 600 reais dividido em 6x pois preciso botar umas contas em dia por favor entre em contato 086 995824283 ou no meu email. andrezarayara29@gmail.com
    E urgente possível pra hoje

  2. esperanto says:

    preciso de 7.000,00 997041636

  3. preciso de 20.000,00 para pagar em 60 meses 012 988489061 ou 982338798
    se eu conseguir a juros de 2% pago com prazer

  4. josemar says:

    boa noite sou empresario do rio estou em busca de algum agiota pos trabalho com sextas basicas pos vc que e acgiota com juros de 20 a 30 poçento tenho como pagar tenho carro para da com garantias tenho minha empresa casa tambem
    presizo de 20 mil para pagar com juros
    pago com 3 meses 30 mil meus telefone 21996638664 zap oi 21986847847 ou si vc nao poder empresta 20 pode ser 10 mil pago com 20 em 3 meses

  5. Mauri Matos says:

    Sou responsavel,realista e não faço caridade mas empresto pequenas quantias a juros realistas.Pequenas quantias no momento 50 reais voce devolve 70 em 15 dias ou 100 em um mês Contatos no e-mail luiz_1@lycos.com estamos em SP Capital.

  6. Preciso de 6 Mil Reais pra paga em 5 meses, preciso de colocar minhas dividas em dias.

Deixe um comentário