Como emprestar dinheiro a juros com segurança?

Em: Empréstimos

Se você tem um dinheiro parado e tem a possibilidade de fazer um empréstimo para retomar aquele dinheiro posteriormente com juros, precisa saber bem o que se pode e não fazer nesse sentido. É preciso pensar bem para não comprometer o valor emprestado, ou seja, fazer uma operação segura, com garantia de retorno, e ao mesmo tempo não cometer nenhuma irregularidade.

dinheiro-juros-agiotagem

Muitas pessoas acabam precisando de dinheiro e muitas vezes se encontram em situações onde instituições financeiras não as concedem empréstimos. Nisso, acabam procurando outros recursos.

O empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas é válido e pode ser efetuado, sendo assim, é uma solução a se considerar. No entanto, deve-se atentar a alguns fatores, para se ver tanto no papel de quem emprestará, quanto no papel de quem está fazendo o empréstimo. É preciso prestar atenção e garantir que a situação não se qualifique como crime de usura, mais conhecido pela prática de agiotagem.

Emprestar dinheiro: Devo ou não devo?

Emprestar dinheiro pode ser tanto um acerto quanto um erro. Pelo lado positivo, o empréstimo pode fazer aquele seu montante render mais do que em poupanças. Pelo lado negativo, se a pessoa precisa recorrer a esse tipo de empréstimo, isso mostra que ela não está na melhor das situações e que talvez seja difícil para te ressarcir. Se ela já não conseguiu o dinheiro nas instituições tradicionais, como bancos, é possível que a parte mais complicada seja conseguir com que ela pague o que você emprestou.

O empréstimo também pode causar mal-estar principalmente entre amigos e familiares, podendo desgastar uma relação. Por isso, se deve pensar muito antes de concretizar o negócio, tendo sempre em mente a manutenção dos seus laços e a garantia de retorno do dinheiro.

Geralmente, as pessoas que precisam de empréstimo de pessoas físicas, já que não conseguem o mesmo com as instituições tradicionais, estão desesperadas e precisam de dinheiro com urgência. Por isso, para preservar você e a quem você está emprestando o dinheiro, é preciso considerar todos os cenários, conversar com a pessoa e ter certeza de que é a melhor solução para as duas partes envolvidas.

Como emprestar dinheiro com segurança?

Para ter maior segurança, você pode registrar o empréstimo em cartório. Assim, você deverá elaborar um contrato constando todas as condições do empréstimo, inclusive as garantias legais. Uma dica é buscar assessoria jurídica para minimizar qualquer possível risco na transação, e fazer um contrato que esteja dentro da lei.

A cobrança de juros nos empréstimos desse tipo

Quanto a cobrança de juros, o permitido é um máximo de 12% ao ano. Se você cobrar mais do que isso, o empréstimo pode ser caracterizado como agiotagem. Agiotagem é crime, e se você fizer um empréstimo com juros acima deste patamar pode ter complicações legais.

Como um empréstimo pode se enquadrar como agiotagem?

Agiotagem é crime justamente pela cobrança abusiva de juros. Além disso, é claro, também é crime pela prática de extorsão que envolve intimidação e ameaças. Quando os juros cobrados são abusivos, isso contribui para dificultar o pagamento da dívida, fazendo com que o valor da mesma sempre cresça de maneira desproporcional e a pessoa acabe ficando na mão do agiota. Portanto, se o seu objetivo é emprestar dinheiro com juros altos, esteja ciente de que isso é crime e que não é recomendável.

De toda a forma, o principal é estar ciente de que emprestar dinheiro com juros pode ser uma transação legal e não ter complicações perante a lei, desde que feita com cuidado e seguindo algumas precauções de segurança, como a consultoria de uma assessoria jurídica e o envolvimento de um contrato para oficializar a transação.

SERASA - Consulte seu CPF Online Totalmente Grátis
Nubank - Cartão de Crédito Sem Comprovar Renda
Melhores Cartões de Crédito para Negativados

77 Comentários

  1. Neto says:

    Faço pequenos empréstimos dentro da cidade Natal/RN. Até R$ 1000,00.

    Interessados entrar em contato no número 84-99162-1176 (Whatsapp)

Deixe um comentário