Como conseguir quitar dívida com agiota?

Em: Empréstimos

Uma pessoa com dívidas ou problemas pessoais, que precisa de dinheiro urgentemente e não tem garantias ou não consegue empréstimos em bancos e outras agências financeiras acaba recorrendo a empréstimo com agiotas. A prática, que é crime no Brasil, ainda é muito utilizada por pessoas mais simples, pela falta de informação, e acaba deixando muitas pessoas na mão de agiotas por anos, com a dívida só crescendo. Entenda bem a situação e veja o que fazer para tentar quitar sua dívida com agiota.

pagar-divida-agiota

O que é um agiota?

Agiota é uma pessoa que empresta dinheiro sem fazer nenhum tipo de consulta financeira. O agiota garante o retorno do empréstimo com termos de compra e a posse dos bens da pessoa como garantia, como imóveis e carros por exemplo. Além disso, eles cobram juros altíssimos que costumam fazer a pessoa se endividar ainda mais e perder o controle da dívida inicial.

Assim, se a dívida não for paga, o endividado pode perder algum bem que deu como garantia para o agiota. Como esse bem vai parar em mãos de um terceiro, ou seja, um laranja, o agiota em si acaba não sendo ligado ao bem perdido e a pessoa, mesmo quando ganha casos judiciais e o agiota é condenado, não consegue recuperar o bem perdido na negociação.

Agiotagem é crime?

Agiotagem é crime, e o agiota é condenado por promover empréstimos ilegais, ou seja, que não são aprovados pela regularização do Banco Central. O agiota também pode ser condenado pela prática de extorsão e por cobrar juros abusivos.

Mesmo sabendo que é crime, muitas pessoas acabam caindo nessa forma de empréstimo devido ao desespero e à promessa de dinheiro fácil e rápido. A maioria não faz as contas antes de concordar com os altos juros.

Quando a pessoa se dá conta, a dívida já está muito maior do que o valor original

Só ao perceber que o valor da dívida cresce exponencialmente, a pessoa vê que entrou numa roubada. Mas pelas taxas de juros cobradas, que estão em torno de 12% a 40%, já se pode perceber que o negócio é feito para que a dívida só cresça e não tenha fim. Assim, o agiota se encontra numa situação muito confortável frente ao devedor, que fica na mão dele, e recebe lucros muito maiores do que os comuns.

Como quitar uma dívida com agiota?

Você pode procurar empréstimos via financeiras ou bancos credenciados, e tentar quitar o valor trocando uma dívida abusiva por uma de menor taxa de juros, que você consiga ter maior controle.

Você pode também tentar renegociar sua dívida e as taxas de juros com o agiota, mas como não há muito com o que negociar, já que o agiota se encontra em posição de vantagem, você pode estar sujeito à mais chantagem e intimidação, os meios de extorsão comuns nesse tipo de empréstimo. É preciso ter cuidado ao lidar com agiotas, pois são pessoas perigosas, uma vez que trabalham com meios ilegais.

Outra opção é diminuir os gastos e tentar encontrar uma segunda fonte de renda, ou mesmo mais de duas, para que consiga em pouco tempo ampliar sua renda mensal e tentar se livrar da dívida o mais rápido possível.

Ainda assim, é uma situação complicada, por isso não é recomendável que se opte por empréstimos com agiotas, independente da sua situação. O problema só piorará a partir dessa escolha. O mais aconselhável é sempre procurar por instituições financeiras com cuidado, se envolvendo apenas em operações legalizadas. Além de ser um tiro no pé na sua condição financeira, empréstimos com agiotas ainda trazem desgastes emocionais e nunca são a escolha ideal.

SERASA - Consulte seu CPF Online Totalmente Grátis
Nubank - Cartão de Crédito Sem Comprovar Renda
Melhores Cartões de Crédito para Negativados

Um comentário

  1. Augusto Lopes says:

    É dificil isso..

Deixe um comentário