Como conseguir dinheiro rápido através da hipoteca

Em: Empréstimos

Na hora do aperto, a solução é ir atrás das instituições financeiras para conseguir empréstimos que ajudem a organizar o orçamento.

Existem diversas modalidades de empréstimos, cada uma delas têm seus prazos e formas de pagamento, suas exigências de garantias e consequentemente, taxas de juros diferenciadas. Quanto mais garantia for dado ao pagamento, menor serão as taxas de juros aplicadas.

Dentre todas essas, existe a hipoteca.

O que é Hipoteca?

O termo hipoteca vem do latim hypotheca, derivado do grego e significa “dar como empenho, penhor”. É uma linha de crédito, oferecida pelas instituições financeiras (normalmente bancos), que tem como garantia um bem imóvel.

Uma hipoteca é uma garantia real extrajudicial que confere ao credor o direito de ser pago pelo valor do bem hipotecado, pertencente ao devedor ou a terceiros, com preferência sobre os demais que não gozem de privilégio especial ou de propriedade de registro.

Isso significa que, o bem imóvel será a garantia do pagamento da dívida contraída pelo devedor, sem precisar transferir, para o credor, a posse do imóvel em garantia.

hipoteca-uma-solucao-financeiraComo fazer uma hipoteca ?

Antes de usar seu imóvel como garantia de um empréstimo, deve-se analisar outras possibilidades. Essa é uma decisão que deve ser bem planejada, pois existe a possibilidade da perda do imóvel, dado em garanto, em caso de inadimplência.

Analisado todos os aspectos e optado pela modalidade de empréstimo, Hipoteca, basta se dirigir a uma instituição financeira que trabalhe com esse tipo de produto e apresente os documentos exigidos (originais e cópias autenticadas), são eles:

  • RG/ CPF;
  • Comprovante de Estado Civil;
  • Comprovante e renda e residência;
  • Matrícula do imóvel;
  • Documento de notificação ou cobrança do imposto predial territorial urbano (IPTU) ou do imposto territorial rural (ITR).

A empresa responsável pelo empréstimo irá investigar o seu histórico de crédito, e avaliar a possibilidade de ser feito ou não.

É possível solicitar propostas de diferentes bancos pela internet, acessando seus sítios eletrônicos, preenchendo os dados e enviando a documentação.

Quem pode hipotecar?

Qualquer pessoa pode ter acesso a essa modalidade de crédito, é necessário ter imóvel próprio e esse imóvel deve estar quitado (sem parcelas pendentes e/ou em aberto), com documentação regularizada.

Ter histórico de bom pagador e ser maior de 18 anos.

Pessoas casadas precisam da assinatura do cônjuge para realizar a hipoteca. Menores de idade, tanto sob o pátrio poder como os sob tutela não podem hipotecar seus bens, assim como pessoas interditadas e pessoas falidas.

Quando devo hipotecar meu imóvel?

Por ser uma modalidade de empréstimo que apresenta risco de perda do bem imóvel dado em garantia, deve-se analisar com cuidado os motivos que levaram a essa decisão. Dentre milhares de razões, vale a pena hipotecar seu imóvel quando for usar o dinheiro para:

  • Ampliar o negócio, o que irá aumentar o lucro, garantindo além do pagamento da hipoteca um $ extra;
  • Reformar a casa, o que irá valorizar o imóvel;
  • Quitar dívidas mais caras, pois essa modalidade tem juros menores e trocar qualquer outra dívida com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial, vale a pena. Além de concentrar o pagamento em uma única parcela, os juros cobrados são muito menores.

Isso não quer dizer que esse empréstimo não possa ser feito por outros motivos, o valor tomado pode ser utilizado para qualquer finalidade.

Quais bens posso hipotecar?

Além dos  imóveis: terrenos, sítios, chácaras, fazendas, prédios, e apartamentos, outros bens também são passíveis de hipoteca, como: os acessórios dos imóveis conjuntamente com eles (benfeitorias, melhoramentos, as máquinas da fábrica, matas, árvores de corte, lavouras, frutos pendentes, implementos agrícolas, gado, entre outros), domínio direto, domínio útil, estradas de ferro, pedreiras e minas, navios e aeronaves.

Quais os benefícios da hipoteca

Fazer um empréstimo dando um imóvel como garantia,tem muitas vantagens, são elas:

  • Prazo de até 30 anos para pagamento do empréstimo;
  • Taxas de juros mais baixas do que as demais modalidades;
  • As prestações mensais, decrescentes e descontadas automaticamente na conta corrente do devedor;
  • Empréstimos a partir de 20 mil;
  • Empréstimos de valores altos, até 60% do valor do imóvel;
  • O valor tomado pode ser utilizado para qualquer finalidade.

Quais as desvantagens e os riscos da hipoteca?

Apesar de ter diversos benefícios, fazer uma hipoteca, implica em alguns riscos, o mais importante é a possibilidade de perda do imóvel (mesmo sendo sua residência), caso haja inadimplência. Pela lei, uma prestação não paga já é o suficiente para fazer o cliente perder a casa. Mas os bancos costumam esperar de três a quatro prestações em atraso para tomar essa atitude.

Quais são os tipos de hipoteca

As hipotecas podem classificar-se em legais, judiciais, voluntárias, pré-pagas e condominal.

As hipotecas legais têm finalidade de garantir a redução de danos. São aquelas onde a própria lei as constitui a favor de determinados credores.

As hipotecas judicias resultam da sentença condenatória. Devem ser registadas em cartório de imóveis/no registo predial

As hipotecas voluntárias são as mais vogais e surgem naturalmente dos contratos. São chamadas, também, de hipotecas convencionais.

As hipotecas pré-pagas são naturais como as outras, porem pagas anualmente.

Na hipoteca condominial, para que se proceda aos registros das partes comuns necessariamente todos terão aprovar sob pena de invalidade do ônus.

Diferença entre hipoteca, alienação fiduciária e refinanciamanto imobiliário

As instituições financeira, tecnicamente, tem feito uma operação chamada de alienação fiduciária nos refinanciamentos de imóvel e a hipoteca tem sido menos utilizada. Na prática, para o consumidor, a principal característica é igual: em ambas o imóvel fica como garantia do pagamento do empréstimo.

Quais instituições financeiras trabalham com Hipoteca

Todos os bancos (privados e públicos) trabalham com a modalidade de empréstimo com garantia real de bem imóvel.

SERASA - Consulte seu CPF Online Totalmente Grátis
Nubank - Cartão de Crédito Sem Comprovar Renda
Melhores Cartões de Crédito para Negativados

2 Comentários

  1. renato says:

    boa tarde preciso urgentemente de 50 mil reais como faço pra entrar em contato?
    21 26870307
    21 75123165

  2. Vitor Figueiredo says:

    Boa noite.

    Preciso urgentemente de 35,000.00€ o que devo fazer para adquirir esse valor?

    Desde já o meu muito obrigado.

Deixe um comentário